Pesquisar este blog

segunda-feira, fevereiro 11

GOSTO DE MÚSICA


Há músicas que a gente ouve e gosta imediatamente. Sua beleza está no jardim de entrada. Ouvindo estas músicas a gente tem uma experiência imediata de comunhão: todos são igualmente comovidos. A música clássica é diferente. Sua beleza não se encontra no jardim de entrada mas num quarto fechado à chave. Quem não tem a chave não entra. A beleza da música clássica precisa ser aprendida paciente e disciplinadamente. Quem aprendeu tem a chave: entra no quarto e tem a experiência da beleza. Quem não aprendeu fica de fora e não percebe nada. Por isso a música clássica pode produzir uma dolorosa solidão.Da minha mae, eu acho, herdei o gosto pela palavra, o prazer em criar mundos pela fala. O mundo da minha mae se abre para fora, para uma comunhão fácil. Do meu pai recebi as chaves que abrem as portas que levam ao mundo da música. O mundo do meu pai se abre para dentro, onde se encontram a alegria e uma comunhão difícil que beira à solidão.
Que saudades sinto de você meu pai...

Nenhum comentário: