Pesquisar este blog

sábado, outubro 28

Não passam as dores, também não passam as alegrias. Tudo o que nos fez feliz ou infeliz serve pra montar o quebra-cabeça da nossa vida, um quebra-cabeça de cem mil peças. Aquela noite que você não conseguiu parar de chorar, aquele dia que você ficou caminhando sem saber para onde ir, aquele beijo cinematográfico que você recebeu, aquela visita surpresa que ela lhe fez, o parto do seu filho, a bronca do seu pai, a demissão injusta, o acidente que lhe deixou cicatrizes, tudo isso vai, aos pouquinhos, formando quem você é. Não há nenhuma peça que não se encaixe. Todas são aproveitáveis. Como são muitas, você pode esquecer de algumas, e a isso chamamos de "passou". Não passou. Está lá dentro, meio perdida, mas quando você menos esperar, ela será necessária para você completar o jogo e se enxergar por inteiro.


Martha Medeiros
"Ouça com o coração quando quase lhe parecer silêncio: é o meu amor falando baixinho só pra não acordar o seu medo de amar."

(Ana Jácomo)


E so cuidar do jardim que ele floresce...

quinta-feira, outubro 26

Fazendo uma coisa hoje que a muito muito tempo não fazia: traduzindo sentimentos em palavras. Devia estar acostumada já, sempre quando o mar de dentro se mostra agitado, já aviso: ondas fortes navegantes, bandeira vermelha! Antes de transbordar, é hora de escrever. Sempre tive isso, mania de tentar parecer forte e não encomodada com certas situações, besteira menosprezar aquilo que eu sinto, como se os outros fossem mais importantes e sentissem mais verdadeiramente as coisas do que eu, besteira bobeira. Ou apenas, vergonha. Não de demonstrar, mas de parecer b o b a. Falei. É que é dificil falar, mostrar, demonstrar, desmascarar as coisas assim, sem saber a reação das outras pessoas. Um eu te amo precipitado; Você é o melhor amigo do mundo; A melhor mãe do mundo; O melhor pai do mundo; Um irmão como poucos; É difícil falar. Eu S I N T O a tua falta. Eu S I N T O saudade. Dos beijos, do cheiro, dos abraços, da voz, das risadas, das mãos, dos olhos, da boca, até das brigas. Saudade de situações. S A U D A D E! Em letras maiusculas, negrito e sublinhado, com exclamação no final – de intensidade –, e saudade é aquele sentimento que a gente só confessa assim, escancaradamente, pra’quela poça de lagrimas que se forma no travesseiro, antes de dormir. Mas saudade também, acima de tudo, é um olhar pela janela e perceber que a vida segue, vida-louca-vida como diria Cazuza. Sinal de que aquilo que foi vivido valeu a pena, e marcou. Saudade é aquela vontade de querer de volta, de querer por perto, ontem, hoje, amanhã e sempre. Normal é sentir falta daquilo que foi bom, anormal é não sentir nada. Saudade

Larissa Miranda

 

MARIA BETHANIA " EU QUERO COLO "


Queria saber escrever sobre coisas menos clichês, sobre sentimentos menos passados, pessoas novas, atitudes diferentes, pensamentos inusitados. Mas aí… Ao olhar no espelho e deparar-me com a imagem ali refletida, dei por conta de que não existe nada melhor do que sentir orgulho, orgulho de si mesma. Saber que seus pensamentos ultrapassados, conservadores e por muitos considerados bitolados, são puros. Saber que a sua beleza é mais do que uma bunda e dois peitos. Saber que quando alguém precisa de alguém, é pra você que liga e é com as suas palavras de amparo que conta.  Escutar que seu abraço conforta, que até seu silêncio satisfaz. Poder sentir-se querido e bem-vindo nos lugares e perceber que com o tempo – esse é rei –, perceber que com o tempo, você passa a atrair pessoas exatamente assim pra perto, e tudo e todos que vão ficando é aquilo e aqueles que alcançaram um grau mais profundo e significativo, seja no sentido que for. Perceber que as coisas demoram muito mais pra machucar, não porque você se tornou frio, mas porque cresceu e está forte. Porque aprendeu qual é o real significado da palavra valor, e conjuga o verbo dar direitinho em se tratando de família, amigos e felicidade. Porque a vida vai te mostrar que o importante não é o quão forte você bate, mas sim, quanta porrada você aguenta. Vai te ensinar o significado de respeitar pai e mãe, mesmo que você não os tenha. Que amigos mesmo, de verdade, você conta nos dedos, e não enche uma mão. Que amizade é uma via de mão dupla. Que algumas raras pessoas fariam por você aquilo que você espera que alguém faça por você. Que felicidade não é roupa de marca e tênis do momento, taças de champagne e alguns beijos sem significado, felicidade é se amar por dentro, se sentir amado e saber corresponder, que felicidade é mais do que carne. Felicidade é não mentir. Mentira é uma felicidade instantânea, que vai doer muito mais depois. Que felicidade mais do que isso é olhar pra trás e se sentir bem pelo o que foi vivido, olhar pro agora e sentir orgulho, olhar pra frente e sentir coragem, coragem para acima de qualquer coisa saber seguir, seguir em frente é a ordem, e isso é esperançosamente lindo, por mais que as coisas mudem, o importante é você não mudar e se mudar, que faça para melhor.