Pesquisar este blog

segunda-feira, agosto 2




Bebo sozinha ao luar



Entre as flores há um jarro de vinho.

Sou a única a beber: não tenho aqui nenhum amigo.

Levanto a minha taça, oferecendo-a à lua:

com ela e a minha sombra, já somos três pessoas.

Mas a lua não bebe, e a minha sombra imita o que faço.

A sombra e a lua, companheiras casuais,

divertem-se comigo, na primavera.

Quando canto, a lua vacila.

Quando danço, a minha sombra se agita em redor.

Antes de embriagados, todos se divertem juntos.

Depois, cada um vai para a sua casa.

Mas eu fico ligado a esses companheiros insensíveis:

nossos encontros são na Via Láctea...

(Li Po poeta chinês)
 
O poeta chinês Li Po é considerado um dos dois maiores da história literária chinesa. Era muito conhecido por ser um bebedor inveterado e sabe-se que escreveu muitos de seus grandes poemas enquanto estava bêbado. E "bebaço" estava à noite em que caiu de seu barco se afogou no rio Yangt-ze ao tentar abraçar o reflexo da lua na água.

Nenhum comentário: